Resiliência nas Empresas

Para Tavares (2001), a Resiliência não deve ser apenas um atributo individual, mas também pode estar presente nas organizações e instituições, contribuindo para a geração de uma sociedade mais resiliente. O autor cita que as organizações resilientes são: inteligentes, reflexivas, as pessoas se sentem livres, responsáveis, são competentes e existe uma relação de confiança, solidariedade e empatia.

No mundo organizacional a Resiliência tornou-se um diferencial e a condição de ser resiliente é apontada como a que mais distingue a pessoa no mercado de trabalho e que mais favorece as chances de sucesso sustentável. Para as organizações, a Resiliência é um forte indicador de eficácia de uma pessoa diante dos problemas cotidianos. Um profissional resiliente está dotado de mais recursos para aumentar sua eficiência no confronto com as adversidades, como por exemplo, a aceitação positiva da mudança e a capacidade de adaptação a novos cenários.

Um exemplo recente, é o do cofundador, diretor e presidente executivo da empresa Apple, Steve Jobs que foi demitido após uma disputa de poder e obrigado a se afastar da empresa que fundou por 11 anos. Jobs não se deixou abater, fundou outra empresa que progrediu e depois foi vendida para a Apple. Então, foi convidado a ocupar o cargo como CEO na Apple, o que fez durante 14 anos, demonstrando ser uma pessoa resiliente.

Para Carmello (2004), os profissionais resilientes possuem cinco características que os ajudam a buscar oportunidades em meio aos problemas: proatividade, positividade, flexibilidade, capacidade de manter sempre o foco em mente e se organizar diante de uma situação complexa. São pessoas que conseguem dominar a situação, agindo rapidamente, com consistência e, para isso, precisam ser flexíveis, principal característica segundo o autor.

A Resiliência é produto de uma série de capacidades aprendidas ao longo da vida, seja por processos inconscientes, ou por treinamento. Portanto, é fundamental que as empresas implantem programas que promovam a Resiliência de seus funcionários, levando em conta que boa parte das fontes de estresse e adversidades em nossas vidas vem do trabalho (CARDOSO, 2013).

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