Como auxiliar as pessoas em entrevistas e dinâmica de grupo

A competitividade e a exigência do mercado de trabalho vêm trazendo alguns diferenciais na hora da seleção de pessoal. Algumas exigências como o trabalho voltado para metas, assertividade e identificação de talento, são alguns dos pontos observados durante as entrevistas. Como se preparar para uma entrevista, como enfrentar uma dinâmica de grupo, como se vestir e se apresentar e controlar a ansiedade serão alguns pontos que poderão ser abordados pela psicóloga Monica Portella durante a entrevista.

Dicas e de como auxiliar as pessoas nas entrevistas e dinâmica de grupo.

Em primeiro lugar, não basta capacitação em uma determinada área para ser contratado por uma organização. Na década de 70 bastava competência técnica em uma determinada área, sendo a ênfase era na escolarização formal. Atualmente, além da competência técnica o profissional precisa ter alguns diferenciais, como: as habilidades intra pessoais (capacidade de se auto gerir, de saber e empregar seus talentos e pontos fortes, conhecer e administrar os pontos fracos, foco em metas, capacidade de resolução de problemas, motivação etc) e habilidades sociais (como por exemplo, capacidade de comunicação, escuta ativa, capacidade empática, assertividade etc.) sem as quais é praticamente impossível trabalhar com eficácia em equipe e exercer certas funções como a liderança. Segundo pesquisas realizadas na Escola de Negócios da Universidade de Harvard, 90% do êxito na liderança se atribuía a capacidades intra e interpessoais.

Assim, em uma entrevista ou dinâmica de grupo, o profissional precisa mostrar que possui esses dois grupos de habilidades, além de administrar seu nível de ansiedade, que se encontra obviamente elevado, em função da situação de avaliação.

Considerando o cenário explicado anteriormente, aqui vão algumas dicas quanto a situação de entrevista ou de dinâmica de grupo.

  • Administrar a ansiedade (por meio de técnicas cognitivas que ajudam a questionar os pensamentos disfuncionais que surgem nessas situações, bem como empregar estratégias de manejo de sintomas fisiológicos de ansiedade, que prejudicam o desempenho, ocasionando falhas de memória e dificultando o curso do pensamento);
  • Primeira impressão: Como está é feita em menos de 60 segundos o profissional deve manejar elementos relacionados a sua comunicação não verbal e a sua auto apresentação (vestuário e acessórios) afim de causar um boa primeira impressão e ganhar alguns pontos na entrevista.
  • Mostrar que possui habilidades intrapessoais e sociais ao longo do processo seletivo, pois as empresas estão interessadas nesses recursos intangíveis. Como explicado anteriormente, capital intelectual e competência técnica pura não bastam na atualidade, o profissional de hoje precisa de outros recursos como Habilidades intrapessoais e habilidades sociais.

Vale lembrar que, pesquisa com executivos em multinacionais constataram que a competência emocional e social constituíam a diferença entre líderes medíocres e grandes líderes. Profissionais de primeira grandeza demonstraram força significativamente maior no que se refere a habilidades sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *