A Ciência de Falar em Público

No passado, apenas um número relativamente pequeno de pessoas falava em público. Hoje, porém um número cada vez maior de pessoas encontra-se no “centro de palco”, por causa de seu trabalho, de sua posição dentro da comunidade, organização social ou profissional. Na maioria das vezes, o trabalho obriga os profissionais a se apresentarem seja em simpósios, palestras, fazer discursos, apresentações, seminários, falar para um grupo de funcionários, participar de congressos, dar uma entrevista para uma revista, falar na televisão etc.

Uma apresentação bem-sucedida e efetiva tem dois ingredientes básicos: Em primeiro lugar, precisamos ser capazes de nos comunicarmos, tanto verbalmente, quanto não verbalmente. Segundo, que nos relacionemos bem com o público. Para esse intuito, podemos lançar mão de uma série de técnicas simples que não são abordadas durante a nossa formação profissional e pessoal. Pensando nisso, a psicóloga Mônica Portella lança no próximo dia 27 de maio, as 19hs, o livro “ A Ciência de se falar em Público”. O lançamento será na livraria Argumento ( Rua Dias Ferreira 417 – Leblon).

Segundo a psicóloga, o livro aborda técnicas que ajudarão qualquer profissional em uma apresentação bem-sucedida. Em um dos capítulos, a pessoa aprende a lidar com uma das principais vilãs: a emoção. “ A pessoa aprenderá a lidar com a ansiedade, bem como as demais emoções assustadoras antes e durante as suas apresentações, como o medo de falar em público. Além disso, será explicado como os pensamentos podem influenciar a forma pela qual nos sentimos e nos comportamos.” diz Mônica.

A Arte de Conquistar o Público também será abordada. Serão discutidas estratégias comportamentais e de comunicação. Será abordada a importância da comunicação não verbal no contexto das apresentações. Os cuidados que o apresentador deve tomar com a sua aparência, vestuário e acessórios também serão citados.

Mônica Portella é psicóloga, pós doutora em psicologia pela PUC-Rio, doutora em psicologia social e cognitiva pela UFRJ e mestre em psicologia social pela UFRJ. A autora foi professora de psicologia experimental, pesquisa em psicologia, psicologia social, treinamento em habilidades sociais (THS), terapia cognitivo comportamental e supervisora clínica em diversas universidades dentro e fora do estado do Rio de Janeiro. Ministrou palestras e workshops no Brasil e nos EUA sobre treinamento em habilidades sociais e comunicação verbal e não verbal. Conduziu diversas pesquisas na área, tendo orientado trabalhos de alunos de graduação e monografias de pós graduação. Autora de publicações em revistas especializadas e livros na área de comunicação (verbal e não verbal), THS, identificação da mentira e terapia cognitivo comportamental. Mônica Portella é diretora científica e de c ursos de extensão e sócia fundadora do CPAF-RJ. Atualmente trabalha com terapia cognitivo comportamental no Rio de Janeiro, ministra cursos, treinamentos e supervisões no CPAF-RJ. A autora é coordenadora e professora do curso de pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental do CPAF-RJ em colaboração com AVM e UCAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *