Emoções Positivas no Ambiente de Trabalho

Estudos sobre os efeitos das emoções positivas no ambiente corporativo, indicam que tratar bem as pessoas, reconhecendo seus talentos e pontos fortes é fundamental para o sucesso de uma equipe. O elogio, o reconhecimento ou feebback positivo (podem gerar emoções positivas) melhorando as interações sociais no trabalho. Por outro lado, críticas em excesso, negligência e reclamações constantes (geram emoções negativas), contribuem para prejudicar o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, diminuindo a autoestima e o senso de autoeficácia delas.

Segundo Rath e Clifton (2005), experiências negativas (que produzem obviamente emoções negativas) acabam solapando o bem-estar e a produtividade. Em uma de suas inúmeras pesquisas Rath e Clifton investigaram o impacto de um único funcionário sobre os clientes, estudando 4.583 atendentes de serviço de atendimento de uma grande empresa de telecomunicações. A pesquisa constatou que alguns dos funcionários estudados (negativistas) afugentavam todos os clientes com quem entravam em contato.

Felizmente, experiências positivas (que produzem emoções positivas) podem compensar e até mesmo neutralizar o efeito das negativas no ambiente de trabalho. De acordo, com pesquisas realizadas pelos autores supracitados, níveis elevados de reconhecimento, feedback positivo e elogio promovem transformações imediatas no ambiente de trabalho e basta uma única pessoa para infundir emoções positivas no grupo inteiro.

Uma pesquisa recente constatou que as equipes com uma proporção de 3 interações positivas para 1 negativa apresentam uma produtividade significativamente maior do que aquelas que não conseguem atingir este patamar. No entanto, parece existir um limite máximo para as interações positivas, se estas ultrapassarem a marca de 13 interações positivas para uma negativa, a produtividades cai.

Lozada estudou equipes de alto e baixo desempenho. As equipes de alto desempenho possuíam um quociente de positividade alto (6 emoções positivas para 1 negativa). Em contraste, as equipes de baixo desempenho possuíam quociente baixo (1 para 1). As equipes com o quociente alto de positividade apresentavam maior flexibilidade e os membros apresentavam relacionamentos mais sólidos e maior nível de colaboração, o contrário ocorria com as equipes com alta negatividade.

Para Fredrickson (diretora do laboratório de emoções positivas e psicofisiologia da universidade de Michigan), as emoções positivas têm um papel importante no ambiente de trabalho: 

1) promovem um funcionamento ótimo em organizações e indivíduos; 

2) melhoram o desempenho geral de um grupo, quando os líderes expressam mais emoções positivas.

Em suma, é fundamental investir nas emoções positivas no ambiente trabalho, bem como criar um ambiente que propicie as mesmas, com toda a certeza sua empresa irá colher os frutos de investir e cultivar estados de ânimo positivos.

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