IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA NOS JOVENS

A plasticidade do cérebro do adolescente é grande, pois está em desenvolvimento, tornando-se vulnerável tanto a influências positivas, quanto negativas. No entanto, essa plasticidade torna o jovem vulnerável a influências nocivas, não é a toa que diversos pesquisadores consideram que a população mais afetada em termos de saúde mental na Pandemia é a de jovens entre 13 e 25 anos.

Pais e escolas precisam saber se o adolescente está sofrendo, bem como profissionais de saúde. É necessário investir e desenvolver formas de ajudar os jovens a lidar com suas emoções e dificuldades. Em tempos de Pandemia, crise social, econômica e política, mais que nunca ajudar os jovens a lidar com o estresse e insegurança em relação ao futuro.

O estresse impacta mais adolescentes do que crianças e adultos, podendo tirar anos de vida. E … ninguém pode negar que o estresse foi avassalador durante os anos de 2020 e 2021.

De acordo com uma pesquisa realizada com 33.688 jovens, com idades variando de 15 a 29 anos, 66% sexo feminino e 33% masculino (CONJUVE, ONU, Fundação Roberto Marinho, Unesco, 2020), algumas das principais dificuldades emocionais e comportamentais relatadas pelos jovens são:

1) Dificuldades no Estudo – Mais especificamente, dificuldade em aprender a gerir o tempo.

2) Saúde Física e Emocional – 62% dos jovens entrevistados relataram ansiedade. 60% relatam piora do sono e 42% da alimentação e cerca de 70% relataram problemas emocionais.

De acordo com o CONJUVE, ONU, Fundação Roberto Marinho, Unesco (2020); Bouer, (2020); NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágios (2020), a Pandemia de Covid19 trouxe uma série de consequências psicossociais para essa população, entre elas: 

  • Depressão
  • Desemprego
  • Angústia, ansiedade e estresse
  • Insônia
  • Insegurança em relação ao Futuro
  • Evasão Escolar
  • Dificuldade de Estudo
  • Prejuízo na Saúde Física e Emocional
  • Gestão do Tempo
  • Equilíbrio Emocional.

E AGORA? COMO PODEMOS AUXILIAR NOSSOS JÓVENS A CRESCER EM UM MUNDO VOLÁTIL?

Apresentamos a seguir algumas estratégias que podem ajudar você a trabalhar com esta população na psicoterapia e\ou no treinamento de pais e professores:

  1. Investir em técnicas para aprimorar a autorregulação emocional (fundamental para vida bem-sucedida), para administrar impulsos e lidar com as emoções. As técnicas de mindfulness, relaxamento, identificação e regulação das emoções (como ansiedade, medo e tristeza) podem ajudar muito nesse contexto.
  2. Ensinar nossos jovens a administrar o estresse no dia e dia, reconhecer e lidar com pensamentos e emoções assustadoras.
  3. Investir em estratégias para aprimorar a tomada de decisão, e aprender a solução de problemas Simples e Complexos.
  4. Gerir o tempo adequadamente e melhorar a auto-organização e autonomia para lidar com os desafios de um mundo cada vez mais volátil.
  5. Desenvolver a autoconfiança e o otimismo realista, para lidar com os desafios atuais, bem como os desafios e mudanças que estão por vir.
  6. Trabalhar a resiliência, um dos Capitais Psicológico mais importantes para o sucesso integral no 3º milênio.

IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA NOS JOVENS

ESTAMOS DISPONIVEIS 24 HORAS EM TODOS OS LOCAIS 

 

Se você quer aprender uma metodologia consagrada para auxiliar jovens e adolescentes a lidar com os impactos da crise sanitária, política, econômica e social, e estratégias, cientificamente comprovadas, para lidar com problemas psicossociais enfrentados pelos jovens venha para o curso de formação e de pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental e em Psicologia Positiva.

Nestes cursos você aprenderá técnica para lidar com os problemas dos jovens em um mundo cada vez mais volátil e ajudar os mesmos a CRESCER.

🡪 SOLUÇÕES IMEDIATAS A CURTISSIMO PRAZO:                                                                                        1) Confira nossos materiais, cadernos de exercícios, e-books, infográficos e livros.                                                                                  

2) Leia nossos artigos.

3) Assista nossos vídeos no YouTube.     

🡪 SOLUÇÕES EM CURTO PRAZO 

1)  Participe de nossas palestras e atualiza-se. 

2) Inscreva-se em nossa clínica social ou conveniada, para fazer terapia cognitivo comportamental.

3) Planeje e alcance suas metas através de nosso programa de AGENDA DE MUDANÇA realizado em nossa clínica.   

🡪CAPACITAÇÃO – FORMAÇÃO, EXTENSSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

  1. Participe de nossos cursos de extensão: TCC Aplicada a Infância e Adolescência, Terapia do Esquema, Psicologia Positiva Aplicada.
  2. Faça uma pós-graduação conosco e ganhe empregabilidade.

Atualize-se em nossos cursos de formação em Terapia Cognitivo Comportamental.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *