SOCORRO: ONDE ESTÁ A LINGUAGEM CORPORAL?

A comunicação é uma parte essencial da nossa vida. Nos comunicamos tanto verbalmente, quanto não verbalmente, através de nossos gestos, expressões faciais, movimentos dos olhos, posturas e pela forma de falar (paralinguagem). 

A linguagem corporal é uma parte essencial da comunicação humana. Quando se fala em comunicação não verbal, a impressão que se tem é de que seria algo apenas complementar do processo de comunicação, no entanto, ambas são importantes.

Podemos observar que o verbal e o não verbal se complementam, tornando a comunicação humana mais rica, compreensível e acessível.

A comunicação não verbal nos permite decodificar as emoções e intenssões das pessoas, ajuda a construir empatia, a influenciar, a incentivar, sem precisar dizer uma palavra. 

Muitos estudos investigaram o comportamento não-verbal, em várias situações e contextos diferentes, como por exemplo, o comportamento não verbal de líderes, de apresentadores, de oradores e professores experientes, os sinais da paquera, os indícios não verbais da mentira, o comportamento de pais, filhos e casais, e como não poderia deixar de ser o comportamento não verbal na prática clínica. 

A pandemia trouxe mudança nas interações pessoais. Quase todas as pesquisas sobre linguagem corporal datam de uma época de interações pessoais maiores. De acordo com alguns pesquisadores, a pandemia está roubando de nós, seres humanos, a forma mais importante de comunicação: a comunicação não verbal.

Mesmo quando a pandemia diminuir, o trabalho não voltará a ser como era antes, muitos escritórios e empresas não retornarão ao trabalho 100% presencial. Os funcionários continuarão trabalhando remotamente por pelo menos parte da semana. As plataformas de reunião como Zoom continuarão sendo parte integrante da vida profissional das pessoas. 

E se há uma coisa para a qual as interações online não são adequadas, é para a linguagem não verbal. Isso ocorre em parte porque os próprios corpos estão em grande parte escondidos da vista: qualquer que seja a língua que estejam falando, é difícil ouvi-los, e embora os rostos preencham a tela da videoconferência, o contato visual significativo é muito difícil, se você não conhecer e usar adequadamente as estratégias corretas. A boa notícia é que existem alguns truques para você usar esta importante forma de comunicação na prática clínica online.

 

De acordo com inúmeras pesquisas, profissionais da área de saúde precisam da comunicação não verbal para cuidar de seus clientes, tanto no que se refere a leitura quanto a expressão de comportamentos não verbais. Ou seja, o psicoterapeuta precisa: 

1) Ler (decodificar) sinais não verbais de seus clientes.

2) Comunicar-se não verbalmente com eles. Esse processo facilita o vínculo e ajuda na relação terapêutica. 

De acordo com pesquisas recentes, as máscaras limitam a expressão e a leitura das expressões faciais, tanto do lado do profissional da área de saúde quanto dos pacientes. Precisamos encontrar maneiras de lidar com este problema. 

A comunicação não verbal de profissionais da área de saúde influencia na resposta dos pacientes ao tratamento. De acordo com as pesquisas a comunicação não verbal positiva diminui a ansiedade do paciente e propicia um melhor prognóstico, dando ao mesmo confiança de que o profissional da área de saúde está sensível e entende suas necessidades. Isso aumenta a confiança dos pacientes nesses profissionais. 

SOCORRO: ONDE ESTÁ A LINGUAGEM CORPORAL?

DICAS PARA REALIZAR ATENDIMENTOS ONLINE E PRESENCIAL COM O USO DE MÁSCARA.

 

ATENDIMENTO ONLINE (ZOOM):

1) Quando for falar algo importante para seu cliente olhe para a câmara do computador.

2) Espere o cliente terminar o raciocínio e falar antes de comunicar algo (sempre existe um atraso, por melhor que seja a internet de ambos).

3) Use gestos de forma que seu cliente possa perceber os mesmos, estes ajudam na comunicação.

4) Sorria em momentos oportunos, o sorriso ajuda a criar empatia.

5) Procure assentir afirmativamente com a cabeça e olhar diretamente para seu cliente (para isso olhe diretamente para a câmera). Se sua câmera estiver no lugar errado, você pode pensar que está olhando de forma significativa para seu cliente, mas na verdade está apenas dando a eles uma visão de suas narinas.

 

ATENDIMENTO PRESENCIAL COM MÁSCARA DE PROTEÇÃO:

1) Como grande parte do seu rosto está coberto, exagere nas expressões faciais, para que seu cliente possa perceber as mesmas.

2) Usar gestos ajuda a criar empatia.

3) Adotar posições de corpo aberto, com braços e pernas descruzados ajuda incentivar seu cliente a se sentir acolhido.

4) Manter contato ocular pode promover uma sensação de segurança psicológica, bem como conferir autoridade.

5) Procure assentir afirmativamente com a cabeça nos momentos em que precisar reforçar seu cliente.

 

SOCORRO ONDE ESTÁ A LINGUAGEM CORPORAL

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Se você quer ter sucesso na sua prática clínica (online e nos atendimentos presenciais com o uso de máscaras de proteção), conhecer e usar corretamente a comunicação não verbal é indispensável. Venha estudar conosco, nos cursos de pós-graduação e de formação em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental você terá aulas sobre esse importante tema. Terá ainda a oportunidade de praticar atendimento online e\ou presencial na nossa clínica social (no caso dos cursos em Terapia Cognitivo Comportamental). Esperamos por você!!!

– SOLUÇÕES IMEDIATAS A CURTISSIMO PRAZO: 1) Confira nossos materiais, cadernos de exercícios, e-books, infográficos e livros.

2) Leia nossos artigos.

3) Assista nossos vídeos no YouTube. 

–  SOLUÇÕES EM CURTO PRAZO

1) Participe de nossas palestras e atualiza-se.

2) Inscreva-se em nossa clínica social ou conveniada, para fazer terapia cognitivo comportamental.

3) Planeje e alcance suas metas através de nosso programa de AGENDA DE MUDANÇA realizado em nossa clínica.

 

CAPACITAÇÃO – FORMAÇÃO, EXTENSSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

 

1) Participe de nossos cursos de extensão: TCC Aplicada a Infância e Adolescência, Terapia do Esquema, Psicologia Positiva Aplicada.

2) Faça uma pós-graduação conosco e ganhe empregabilidade.

Atualize-se em nossos cursos de formação em Terapia Cognitivo Comportamental.

 

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