Sucesso sustentável nas organizações

Jornal do Brasil

MONICA PORTELLA*

No mundo organizacional, a resiliência tornou-se um diferencial e a condição de ser resiliente é apontada como a que mais distingue a pessoa no mercado de trabalho e que mais favorece as chances de sucesso sustentável. Para as organizações, a resiliência é um forte indicador de eficácia de uma pessoa diante dos problemas cotidianos. Um profissional resiliente está dotado de mais recursos para aumentar sua eficiência no confronto com as adversidades, como por exemplo, a aceitação positiva da mudança e a capacidade de adaptação a novos cenários.

Um exemplo é o do cofundador da Apple, Steve Jobs, que foi demitido após uma disputa de poder e obrigado a se afastar da empresa que presidiu por 11 anos. Jobs não se deixou abater, fundou outra empresa que progrediu e depois foi vendida para a Apple. Então, foi convidado a ocupar o cargo como CEO na Apple, o que fez durante 14 anos, demonstrando ser uma pessoa resiliente. E todos nós podemos aprender a transformar a crise em oportunidade, em vez, de ficarmos nos vitimizando. Assim, a perda do emprego pode ser a oportunidade de investir no sonho de ter um negócio próprio. Ou de pegar o fundo de garantía e investir em uma nova carreira ou oportunidade.

Os profissionais resilientes possuem cinco características que os ajudam a buscar oportunidades em meio aos problemas: proatividade, positividade, flexibilidade, capacidade de manter sempre o foco em mente e se organizar diante de uma situação complexa. São pessoas que conseguem dominar a situação, agindo rapidamente, com consistência. Assim, podemos dizer que muitas pessoas que estão enfrentando a atual crise brasileira  se tornarão mais fortes, mais autoconfiantes em suas capacidades e força pessoal. Estudos mostram que a pessoa que considera  um  aparente fracasso como uma oportunidade de crescimento disfarçada tem chances de crescer muito maiores diante de crises de qualquer natureza. As que acreditarem  que a crise é a pior coisa do mundo acabarão transformando essa maneira de encarar a vida em realidade. A socialização ou redes sociais também parecem influenciar a capacidade de resiliência pessoal, ao passo que o isolamento social prejudica a mesma.

Planejar e procurar alavancar metas nas várias áreas de nosso vida, funciona como uma maneira de prevenir problemas futuros e crises maiores quando vivenciamos problemas. Raramente enfrentamos crises em todas as arenas da vida simultaneamente, por isso o planejamento de metas pode nos ajudar a prevenir estresse e potencializar nosso bem-estar.

É fundamental nesse momento de crise econômico-financeira  que as empresas implantem programas que promovam a resiliência de seus funcionários, levando em conta que boa parte das fontes de estresse e adversidades em nossas vidas vêm do trabalho.

* Pós-doutora em Psicologia (PUC-Rio)

Fonte: http://m.jb.com.br/artigo/noticias/2018/08/16/sucesso-sustentavel-nas-organizacoes-2/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *